Você deve se perguntar por que as hélices de usinas eólicas giram tão lentamente, certo? Então, agora irei tirar essa dúvida da sua mente. Existem alguns bons motivos para isso, e para a explicação, usarei tópicos para melhor me organizar.
A força da rotação:
Se você tem um conhecimento básico em física, sabe como uma alavanca aumenta sua força usando um ponto de fixação, reduzindo um movimento grande e fraco em um movimento pequeno, mas com muito mais torque (força). Esse conceito de redução é usado em milhares de projetos mecânicos, que é o caso de uma usina eólica. O movimento lento e com muita força das hélices gigantes da usina é conduzido por um eixo até uma caixa de engrenagens, onde a velocidade é aumentada e dirigida até um gerador, onde é gerada toda a energia. Se o movimento das hélices não tivesse tanto torque, ao passar pelas engrenagens para aumentar sua velocidade, a força restante seria mínima, ocasionando uma grande perda de eficiência.
Desgaste de todo o conjunto:
As hélices de uma usina eólica são de proporções gigantescas, podendo chegar a 100 metros de comprimento. Algo tão grande e pesado girando muito rapidamente levaria todos os seus materiais ao extremo, o que ocasionaria quebras, torções e até incêndios. Para evitar que, em grandes rajadas de vento, a usina venha a ter alguma deficiência estrutural, as usinas possuem um sistema que identifica ventos mais fortes e corrige o ângulo das hélices, diminuindo a ação dos ventos sobre elas, trazendo assim mais segurança.
Ruídos:
Hélices geralmente causam bastante barulho, como em um avião que escutamos passar nos céus acima de você. Aquele barulho todo não é do motor do avião, e sim do deslocamento de ar causado pelas hélices. E quanto maior a hélice, maior o ruído que ela causa. Mesmo com o movimento lento, as usinas eólicas já têm o ponto fraco de causar ruído e incomodar quem mora próximo a elas. Sabendo disso, consegue imaginar o quanto seria ensurdecedor uma hélice de 100 metros rodando na mesma velocidade do seu ventilador?
Os ventos são inconstantes:
Como utiliza o vento para funcionar, a velocidade do ar que chega até a usina é um fator crucial para a sua engenharia. O cenário mais comum para a velocidade dos ventos é de 5 a 20 m/s, velocidade que não permite uma rotação muito veloz.
Esses pontos deixam claro que, para algo da magnitude de uma usina eólica, tudo precisa ser levado em consideração para um funcionamento eficiente e seguro, tanto para quem mora, quanto para quem trabalha e para quem irá usufruir dos benefícios de mais uma incrível criação da humanidade, como é a usina eólica.
Postar um comentário