Qual a origem das motoserras?

 Vendo uma motosserra hoje em dia, imaginamos que ela foi invenção de algum marceneiro por aí para facilitar o corte de uma árvore, que antes era feito com um machado ou um serrote. Mas, na verdade, a origem dela vem da medicina antiga.


Quando foi criada?


Criada pelos médicos escoceses John Aitken e James Jeffray, durante a década de 1780, após muito observarem o uso de uma técnica chamada sinfisiotomia (técnica alternativa à cesariana que, na época, tinha muitos riscos de infecção pós-operatória), que era usada para partos de dificuldade avançada por quase três séculos, desde 1597, ano em que se popularizou.


Mas quando ela foi usada para o uso que conhecemos hoje em dia?


Foi apenas no século XX que um madeireiro de São Francisco, na Califórnia, percebeu que aquela serra giratória teria um ótimo uso para derrubar árvores e fazer cortes em madeira, dando assim um ótimo novo uso para essas máquinas.


A primeira motosserra produzida para a venda em larga escala foi produzida em 1926 por Andreas Stihl, um engenheiro suíço. Essa primeira motosserra pesava 56 quilos (ridiculamente mais pesada que as de hoje em dia), possuía um motor elétrico e, pelo grande peso, necessitava de duas pessoas para o seu funcionamento: uma segurando por cima do motor e outra pela frente da serra, com o auxílio de uma haste própria.

                                               FONTE-workshopedia.com

Comente direto com sua conta Google!

Postagem Anterior Próxima Postagem