Muitas pessoas acham, por influência dos desenhos animados, que o grupo dos quêlonios (tartarugas, jabutis e cágados) possuem os cascos como se fossem "casinhas", levando a crer que podem ser retirados do corpo desses repteis assim como é feito nos carangueijos-eremitas, que possuem a característica de sair de sua concha facilmente. Mas com os quêlonios não funciona dessa forma, veja a seguir:
![]() |
Fonte: Google.com |
Como podemos ver, o casco é na verdade a coluna desses animais tornando impossivel a vida sem seu casco.
O casco possue uma camada rígida de queratina para dar uma boa proteção a esses animais, mas proteção essa que não é impenetrável.Quando um dano grave é sofrido em um ataque de predador ou em casos cada vez mais comuns de atropelamento, o casco se abre espondo partes internas do corpo do reptil, tornando extremamente difícil a recuperação do animal, o levando a óbito.
Por sorte com o avanço da tecnologia, hoje em dia em casos que o casco é quebrado, peças feitas em impresoras 3d feitas sobre medida podem ajudar na sobrevivência e reabilitação de animais que tiveram esta triste experiência de vida.
OQUE FAZER QUANDO ENCONTRAR UM ANIMAL COM O CASCO ROMPIDO?
Caso isso ocorrer, é recomendado ligar para a instituição responsável para saber quais são as melhores ações para cada tipo de situação.
Postar um comentário