Bão dia , bastarde e basnoite gauchada amiga , te contar um pouquinho como nossa gaita ou acordeon funciona. Temos varios tipos de gaita , por exemplo a gaita ponto, essa prenda véia dos fandangos e galponeiras, funciona na manha do fole abrindo e fechando, que nem peito de bugre apaixonado. De um lado tem os botãozinho que soltam as notas da melodia bem campeira, e do outro os baixos que fazem o chão tremer num tranco beeeem fandangueiro . Quando o gaiteiro puxa o fole, sai um som; quando empurra, sai outro , é coisa de loco é bicho ligeiro, não é pra qualquer um não , é igual aquele ditado , gaita só toca quem sabe
É no sopro do fole e na brincadeira no teclado que a gaita canta. Quando o gaitero toca um xote , é de levantar o telhado gurizada, o gaiteiro precisa ter mais jogo de corpo que cusco em dia de tropeada. E como ela é afinada em tons certos, tipo um G ou um D bem guapo, cada música tem que respeitar a tradição da gaita. É por isso que quando ela chia no rancho ou no CTG, até o mais quieto levanta pra dançar um vanerão com a prenda mais linda do baile.
Nesse estilo temos vários ginete de inspiração , todos tocam de tirar acordes da alma , temos até o pai do gaitaço nosso querido e eterno porca veia , com sua todeschini , o gaucho amado fazia levantar o telhado do galpão véio com suas lindas músicas , uma das mais famosas musicas , "lembranças" , essa musica ninguém ficava parado , cada um pegava a prenda mais linda do baile veio para bailar em harmonia , em um CD bágua de bão , tudo mundo gostava do baile veio e ninguém ficava parado , há gente que diga que teve em um baile desse baita bugre que um homem morreu em pé dançando , mas de tão bão o baile veio que ele nem se deu conta que morreu. "EU GOSTEI DO BAILE VÉIO"
![]() |
FONTE : GRUPO A HORA |
Postar um comentário